Logo

Conheça a Incubaero

O Vice-diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, e o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, visitaram a Incubaero, incubadora de empresas localizada dentro do campus do DCTA que visa fomentar projetos para desenvolver o setor aeroespacial e é fruto de uma parceria entre Fundação Casimiro Montenegro Filho, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Instituto Tecnológico de Aeronáutica e entidades de fomento tecnológico.

Na ocasião, eles puderam conhecer um pouco das empresas incubadas e os projetos que cada uma delas desenvolve. Cada empresa residente fez uma breve apresentação. São elas: ALTAVE, que desenvolve tecnologias aeronáuticas de Rede de Balões para múltiplas aplicações; FTR, desenvolvedora de procedimento de voo por instrumento e certificação de grandes modificações em aeronaves de asa fixa ou rotativa; Intelectron que criou a snake robot e busca sua fabricação em escala; Leal Engenharia, que está desenvolvendo um coletor solar híbrido decorrente de um sistema de energia solar fotovoltaico combinado a um coletor solar térmico e Zion, que elabora ferramentas, sistemas e soluções de informática para apoio a tomada de decisão, aplicáveis às atividades de controle de tráfego aéreo, defesa aérea e suporte a infraestrutura aeronáutica.

Anteriormente, já foram incubadas 16 empresas. Estes empreendimentos, colaboram com o spin off do ITA e DCTA, complementando a cadeia produtiva do setor aeroespacial. Uma delas é a FT Sistemas, especializada em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e tecnologias em diversas aplicações, como por exemplo: agronegócio, Defesa, óleo & gás.

Para o Major-Brigadeiro Fernando, recém-chegado à São José dos Campos, “foi uma surpresa positiva conhecer a Incubaero. Vejo como uma retribuição do DCTA à sociedade, a promoção de empresas que oferecem produtos diferenciados, com alto valor agregado, no setor aeroespacial”.

O DCTA, por meio de seu Vice-diretor, o ITA e a Incubaero pretendem estreitar os laços, num ambiente de benefícios recíprocos, a fim de impulsionar as empresas incubadas na direção da afirmação dentro do mercado de ciência, tecnologia e inovação.

Segundo o reitor, a incubadora é um complemento à missão do ITA e do DCTA, que é formar recursos humanos e realizar pesquisa e desenvolvimento no setor aeroespacial. “Ela nos permite transferir para a sociedade o conhecimento gerado aqui.”

Fonte: ITA

01/08/2016


<< Voltar

| Institucional | Contatos | Licitações | Parceiros | Imprensa | Área Interna | Projetos | Recursos Humanos |
Praça Marechal-do-ar Eduardo Gomes, 50. Vila das Acácias. Plano Diretor CTA 115. Campus ITA. CEP: 12.228-900
São José dos Campos - SP - Tel: (12) 3947-5843
Copyright 2008-2010 Fundação Casimiro Montenegro Filho